cremações

Crematório Santa Rita é entregue oficialmente à comunidade

Francine Boijink

Foto: Eduardo Ramos

A entrega do Crematório Santa Rita, que atende cerca de 40 municípios da região central do Estado, foi oficializada nesta segunda-feira. As operações começaram em 11 de outubro e, agora, a comunidade passa a contar também com três salas de velório no espaço do Bairro Camobi.

28 vagas são preenchidas na chamada oral do curso de Medicina da UFN

O investimento, que engloba melhorias e infraestrutura, é superior aos R$ 6 milhões, em uma área de mais de 1,2 mil metros quadrados. O moderno empreendimento busca proporcionar mais dignidade a quem necessita de serviços funerários, contando com cerimoniais de despedida.
sendo de cidades vizinhas. Esse é o primeiro crematório em funcionamento no centro do Estado.As famílias que contratam a cremação no cemitério Parque Jardim Santa Rita, com a realização do velório no local, poderão contar com o cerimonial Memória e Saudade.
-É um cerimonial que foi desenvolvido por nós, por uma equipe de psicólogas, que visa auxiliar no luto e, ao mesmo tempo, trazer as memórias da pessoa falecida para o momento da despedida. Esse cerimonial de despedida contribui para o processo do luto - afirma Mateus Formolo, diretor do Grupo L. Formolo.

Santa Maria registra 7.118 infrações de trânsito em novembro

Ainda de acordo com Formolo, as salas contam com sistemas de automação para a realização das cerimônias. Conjunto que passa a ser denominado de Parque da Memória, integrando o cemitério Parque Jardim Santa Rita, as antigas capelas, o Cemitério Municipal São José e o crematório (forno, área operacional e salas de despedida). As famílias que contratam as empresas funerárias nas cidades vizinhas ou em Santa Maria podem optar por fazer o velório no crematório ou somente o cerimonial de despedida, sem a necessidade de um longo deslocamento.
- A estrutura que foi montada aqui é extremamente moderna. Nós arriscamos dizer que é a estrutura mais moderna em termos de velórios hoje no Rio Grande do Sul. Ela tem uma arquitetura contemporânea e atemporal. Tudo em porcelanato, ricos e finos em detalhes - assegura Formolo.
O empreendimento feito no Parque Jardim Santa Rita integra um contrato de concessão, com obra privada sendo realizadas em cemitérios públicos, com investimentos que ficarão ao município. Além disso, há uma contrapartida de 5% em gratuidade em cremações.
- Para cada 20 cremações realizadas, o município recebe uma gratuita para utilizar pessoas em vulnerabilidade social. Então, esse aspecto é muito importante, porque ele vai contribuir para a desocupação futura dos cemitérios púbicos, à medida que, se em um mês fizermos 20, o município tem direito a fazer uma cremação. É uma gaveta a menos que precisa construir ou ocupar no Cemitério Ecumênico, por exemplo - diz Formolo.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Economia